sábado, 13 de março de 2010

Palavras soltas sobre o amor - por Marcio Amaral


Penso que o amor não seja como receita de bolo, que por mais que se tente  combinar os ingredientes corretamente sempre será um sabor diferente do primeiro para o segundo bolo. Do mesmo modo como uma bula, onde acreditamos nas indicações esperando um resultado que satisfaça a necessidade de curar-se, a posologia para não exagerar na dose (em excesso não é bom e de menos também), sabendo de todas as contra-indicações torcemos para não ter efeitos colaterais,  mas mesmo assim esperamos que  venha a funcionar conforme foi-nos receitado. Não adianta, sempre funciona diferente com cada um, é inevitável.
Seria tão mais fácil se conseguíssemos conjugar o verbo amar em todos os seus pretéritos, de preferência o mais-que-perfeito, mas não é bem assim, não como deveria ser. Às vezes soa como surreal, nossa crença chega a se abalar duvidando que seja improvável amar nos dias de hoje.
“É dando que se recebe”?! Sem dúvida que sim. Acredito que amar seja um pouco mais que isso, porque é lógico dar e querer algo em troca, uma permuta. Amar é doação incondicional. É fazer alguém se sentir bem sem que ela peça isto a você. É fazer algo de sorriso estampado com a alma lavada de satisfação.
Ao acordarmos, seguindo a rotina normal, quanto tempo doamos as coisas que acreditamos amar? Quanto tempo do nosso dia doamos as pessoas que acreditamos amar? Parece que levantamos da cama configurados, numa existência automática que às vezes, ou na maioria delas, deixamos de lado esta doação. Isso é amor?
“É preciso amar as pessoas como se não houvesse o amanhã”, diz a canção. E digo mais: Somos agraciados diariamente com a oportunidade de também nos doarmos de verdade a um amor pelas artes, pelo trabalho, pelos estudos, a uma causa, a uma ideologia, algo que justifique a razão do existir. O tempo foi perdido? Talvez não, mas oportunidades adiadas sim.
Descubra o amor, e renda-se sinceramente a ele, seguindo sua própria receita, pois a cada amanhecer temos uma segunda, terceira chance para começar uma nova história.
Acredito que amar é sinônimo de doação. Se você pensa assim também, Doe. 

Para ver o Blog do Marcio Amaral, Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário