segunda-feira, 8 de março de 2010

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

(Le fabuleux destin d'Amélie Poulain, França, 2001) Drama francês mescla a magia de um mundo imaginário com a dramaticidade do mundo real.


É normal lermos em cartazes de filmes frases do tipo: “Um filme para toda a família”, “Diversão garantida” e outros do gênero. Mas ao assistir O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é inevitável lembrar-se da famosa citação: “Você nunca viu nada igual antes!”. Entretanto, a produção não merece esse título por causa de sua história, mas sim pelo desenvolvimento dela. Uma bela abertura, edições criativas e atuações convincentes formam esse delicioso filme dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Tudo isso sem mencionar a carismática personagem vivida por Audrey Tautou. Audrey transmite à Amélie uma aura de solidariedade que para o espectador torna-se impossível não se emocionar com seus atos.
Amélie Poulan é uma jovem que trabalha como garçonete em Paris e que teve uma infância muito sofrida: não teve amigos, sua mãe morreu quando ainda era criança e seu pai evitava gestos maiores de amor. Apesar disso tudo, Amélie não era triste. No dia que encontra uma caixa de brinquedos escondida atrás dos azulejos de seu banheiro, ela resolve devolve-la ao dono. Ele se emociona tanto que faz com que Amélie passe a ter uma nova visão da vida. E a partir daí, resolve fazer boas coisas para as pessoas ao seu redor.
O maior trunfo do filme é não apelar para a sentimentalidade. O Fabuloso Destino de Amélie Poulain possui um clima de fábula moderna em que é possível a presença de um mundo imaginário em um mundo real.
Outra maravilha do filme é a sua interessante narrativa. Situações inusitadas, anão de jardim que viaja, e fantasma formado por um álbum de fotos são apenas uma parcela dos elementos que formam o universo poético e fantasioso que Amélie habita. A produção do filme também é muito bem feita, seja a fotografia, direção de arte e direção.
Por esses motivos, assistir O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é uma experiência mágica e única. Interessante como a vida deve ser. E além dessas, ainda daria para colocar muitas outras frases de propagandas. A diferença é que, neste filme, elas estariam dizendo a verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário